top of page

Aleijadinho, o maior escultor do Brasil colonial 

Uma pequena biografia de Aleijadinho

​

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, era um escultor e arquiteto brasileiro do século XVIII. Nasceu em 1738 (provavelmente) e morreu em 1814 em Vila Rica em Minas Gerais (atual Ouro Preto), e era o filho mestiço do arquiteto português Manuel Francisco Lisboa e de sua escrava africana. Foi um dos maiores artistas dos movimentos Barroco e Rococó no Brasil, e mais ainda da arte colonial, deixando atras dele monumentos: a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto ou o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Realizou suas primeiras obras muito jovem. Em 1752, com apenas treze anos, fez um chafariz. Depois duma viagem no Rio de Janiero em 1756 onde descobriu a arte barroca, escultou sua primeira obra barroca. Deixou atras dele muitas obras arquitetônicas, esculturas e retábulos nas igrejas do estado de Minas Gerais. Reconhecido como o maior artista do Brasil colonial, Aleijadinho pertence aos movimentos Barroco e Rococó, cujo as diferenças ainda não são bem definidas. O Barroco se formou na Europa em oposição ao classicismo do Renascimento, desenvolvendo novos padrões estéticos na arte do século XVII como a assimetria, o excesso ou a expressividade. O Rococó apareceu na França mais tarde, no inicio do século XVIII, e foi considerado inicialmente como uma forma do Barroco menos nobre. Principalmente centrado sobre a arte religiosa, o Rococó teve um grande papel na região de Minas Gerais onde havia uma nova população na epoca de Aleijadinho e sobre tudo onde se constroiu muitas igrejas e obras religiosas, incluindo o trabalho de Aleijadinho.

​

​

 A maior obra : a Igreja de São Francisco de Assis
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​

Os relevos e as decorações da Igreja de São Francisco de Assis em Minas Gerais foram pensados e escultados por Aleijadinho durante o século XVIII. Marcaram o início dum estilo novo, completamente distinto do estilo português, e permanecem ainda hoje como umas das suas obras mais conhecidas.

​

Imponentes relevos decoram a fachada principal, mas também o interior da igreja. Devem a sua popularidade à precisão do trabalho do artista, tanto como a originalidade do estilo e das representações para aquella época.

​

​

​

 

 

 

 

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

Então, Aleijadinho decidiu privilegiar a cultura brasileira e as raízes étnicas do país. Se vê nas caras das pessoas apresentadas, com também a roupa diferentes com a de Europa da época. Os homens aparecem com capas com muitos jóias, tipos de chapéus e têm cabelos compridos com uma barba. Todas essas características representam com delicadeza e precisão a verdadeiro povo brasileiro.

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​

 

 

É original porque as obras da época geralmente retomavam as características artísticas e politisas europeias para satisfazer aos colonizadores que queriam difundir e impor seu modo de vida.

​

Fontes

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8614/aleijadinho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho#Contexto_hist.C3.B3rico_e_art.C3.ADstico

http://arte-barroca.info/rococo.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Francisco_de_Assis_(São_João_del-Rei)#Significado_art.C3.ADstico_e_decora.C3.A7.C3.A3o

https://lugaresinesqueciveis.wordpress.com/2012/10/21/igreja-sao-francisco-de-assis-ouro-preto/

​

​

bottom of page