top of page

Impeachment ou Golpe

Margaux e François

De manera jurídica a procedura que afectava Dilma Roussef no pode ser considerada como um golpe, porque os textos fundamentais do país permitem esta procedura. O unico argumento que pode ser considerado é o seguinte e é o primeiro argumento do autor :

A procedura actual desencadeou uma mudança de regime politico : de presidencial ao parlementarista. Este argumento é defendido também para Armelle Enders uma historiadora do Brasil, como a razão mais importante que faz do impeachment um golpe .

Mais, sobre um ponto de vista moral existe um debate. A impeachment deve ser uma medida de preservação do ordem político e constitucional ao passo que em este caso a oposição utilizou esta medida como um instrumento ao serviço de uma ambição política com único objetivo de tomar o poder e no preservar a constituição como deve ser o caso nesta procedura. O principal exemplo deste maquiavelismo da oposição é a maneira de ligar a procedura de destituição ao caso petrobras, o que tem nada que fazer com os critérios de destituição invocados (pedalada fiscal).

Para terminar, de maneira geral, o autor denuncia a parcialidade dos agentes publicos durante a procedura, este suscita a preocupações sobre a isenção da justiça


You Might Also Like:
bottom of page